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Cuide de si. Viva uma Primavera saudável!

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A primavera já se vive em toda a sua força. Esta não é apena suma estação do ano não é, apenas, uma disposição do calendário. É também um estado de espírito em nós, porque temos dias mais longos, maior exposição solar e, naturalmente, há uma propensão para mais atividades ao ar livre. Esta é também uma estação rica na diversidade alimentar. Portanto, este é um bom momento para iniciar a prática de uma vida mais saudável e equilibrada. Apesar de estarmos a viver uma pandemia, aproveite, da melhor forma, a Primavera.

Mexa-se: além da alimentação, é preciso comprometer-se com um exercício físico moderado mas regular. Caminhadas ao ar livre, dança, subir escadas são alguns exemplos. Meia hora de exercício por dia vai fazer mudar-lhe a disposição e aumentar-lhe a resistência.

Ar livre: aproveite o bom tempo para preparar alguns alimentos que possa levar consigo e comer ao ar livre. A primavera inspira naturalmente o romantismo os bons passeios. Com as devidas precauções por causa da pandemia que vivemos, conheça melhor os jardins do país e leve a família consigo.

Pele: é importante que hidrate bem a sua pele. Além disso, não se esqueça de usar diariamente protetor solar. Ainda que as temperaturas não sejam tão altas quanto as do verão, os raios ultravioleta já são mais intensos e, por isso, a proteção deve ser redobrada.

Alimentação: deixe os salgadinhos, bolos e bebidas alcoólicas de lado e passe a consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia. Por porção entende-se uma peça de fruta como, por exemplo, uma maçã, ou 60 a 100 gramas de vegetais, como brócolos ou alface. O consumo recomendado de pelo menos cinco doses de alimentos de origem vegetal está ligado à prevenção de inúmeras doenças.

Variedade: cole no frigorífico uma imagem da Roda Alimentar. A variedade é a base de uma boa alimentação. Para cozinhar, prefira cozidos, assados e grelhados, sem muitos molhos e com acompanhamentos vegetais. Pratos coloridos são sempre mais atrativos.

Alergias: nesta estação deve ter cuidado com alergias de primavera. Para isso, é útil manter as janelas fechadas durante o dia, especialmente naqueles dias com o mais alto nível de pólen no ambiente, e para resfriar a casa à noite.

Horta: os alimentos limpam o sistema digestivo e refrescam o palato, para além reforçarem as defesas naturais do organismo. Assim, experimente plantar a sua própria horta de varanda ou mesmo no parapeito da janela. A jardinagem é uma excelente atividade para se empreender sozinho ou com crianças e não exige mais do que alguns vasos com terra. Aposte em ervas aromáticas, que podem substituir o sal em muitos pratos.

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