Siga o OP nas redes

Famalicão

PAN lança manifesto que quer Famalicão livre de herbicidas

Publicado

em

A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão lançou um manifesto pelo fim do uso de herbicidas para controlo de ervas daninhas nos espaços públicos cuja manutenção é da responsabilidade da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, anunciou o partido, este domingo.

Em comunicado o PAN Famalicão refere que “é do conhecimento público que a inalação acidental e o contacto com este tipo de compostos representam um risco para a nossa saúde, assim como para a saúde dos nossos animais de forma direta, mas também de forma indireta, devido ao seu potencial carcinogénico”, adiantando ainda que “os herbicidas são compostos por substâncias altamente poluentes dos meios hídricos e ecossistemas naturais”.

“Todas as indicações são no sentido de evitarmos ao máximo a sua utilização. Contudo, o que vemos é a exceção tornada regra, com aplicações diurnas de herbicida, em horários de movimento, e muitas vezes sem qualquer aviso prévio à população, nos locais de aplicação e sobre os cuidados a ter, refere Sandra Pimenta, porta-voz da Concelhia, acrescentando que “tornar Famalicão um concelho sem herbicidas é o nosso desafio.”

O partido lembra que já em 2019, apresentou um documento em reunião com o presidente da Câmara sendo que esta era uma das medidas incluídas no mesmo. Perante “a ausência de resposta e de iniciativas para a adoção de alternativas ao uso de herbicidas”, o PAN decidiu “lançar este manifesto por forma a sensibilizar os responsáveis locais para esta problemática”.

Para o PAN as alternativas existentes como a monda mecânica, monda térmica e o uso de produtos biológicos devem ser priorizadas. O partido desafia, assim, os famalicenses aa assinar o manifesto, que está disponível no seu site.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES