Famalicão
Nova Carta Educativa de Famalicão reclama ensino secundário para Riba d’Ave
A Câmara de Famalicão aprovou, esta quinta-feira, a nova Carta Educativa do concelho, que projeta o ensino e a educação para os próximos 5 a 10 anos.
Em termos da rede escolar não existem grandes alterações em termos de Agrupamentos de Escolas (AE), apenas as escolas de Ruivães e Castelões, que atualmente pertencem ao AE de Pedome, vão passar para o AE padre Benjamim Salgado, de Joane, uma vez que Pedome já não tem capacidade.
A este propósito, o vereador da Educação, Leonel Rocha, adiantou aos jornalistas, que a Carta Educativa preconiza a constituição de um polo do AE de Pedome em Riba d’Ave, justificando que a falta de capacidade para acolher alunos nos agrupamentos do concelho continua a levar a que muito recorram a escolas de municípios vizinhos para prosseguir os estudos, nomeadamente no ensino do 3º ciclo e secundário.
Leonel Rocha garante que este assunto “continua a ser uma defesa política do executivo” e espera que depois de concretizadas as obras de reabilitação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado – cujo projeto a Câmara já se comprometeu a realizar – se avance para uma solução na vila de Riba d’Ave.
A Carta Educativa vai seguir, agora, para a DGEST, e havendo uma homologação por parte desta entidade do Ministério da Educação, “naturalmente, valida esta nossa intenção” para que “no futuro, a possamos reivindicar”, justifica Leonel Rocha. Inclusivamente, o vereador garante que o Município “já mostrou disponibilidade para investir, nomeadamente com dinheiros próprios, para que Riba de Ave venha a ter ensino público básico e secundário.
- Famalicãohá 7 dias
Famalicenses convidados a realizar desejos das crianças carenciadas neste Natal
- Culturahá 2 dias
Professores da Artave e do CCM dão Concerto de Santa Cecília
- Famalicãohá 7 dias
Famalicão entre os municípios do país com maior eficiência financeira
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI