Sociedade
Hélder Filipe Costa eleito presidente da ACIF com lema “Empreender a Mudança”

Numa eleição muito concorrida, com um total de 280 associados votantes, a lista B, liderada por Hélder Filipe Costa, saiu vencedora das eleições para os Órgãos Sociais da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), com um total de 191 votos. A lista A, liderada por Carlos Correia reuniu 88 votos, tendo-se registado ainda um voto em branco.
Hélder Filipe Costa, natural de Ribeirão, torna-se assim no novo presidente da ACIF, para o quadriénio 2025-2028, sucedendo no cargo a Fernando Xavier Ferreira.
A votação decorreu na Casa Sede da ACIF, com uma participação recorde, em comparação com eleições entre duas listas concorrentes. Registou-se maior número de votantes, bem como números mais expressivos no total de votos reunidos pela lista vencedora e diferença em número de votos entre as duas listas, comparativamente com 2015, última vez com duas listas concorrentes.
Em termos percentuais, a lista vencedora reuniu 68,21% dos votos contra 31,43% da lista derrotada. Os restantes 0,36% correspondem ao voto em branco.
Com o lema “Empreender a Mudança”, os novos Órgãos Sociais da ACIF prometem inovar, digitalizar e impulsionar, querendo uma ACIF com ideias novas e capacidade para apoiar quem arrisca, apoiar a modernização dos serviços da Associação e a transição digital dos associados e reforçar o papel da ACIF como motor do desenvolvimento económico. Ainda dar voz aos seus associados e ser a voz de todos os que representa junto dos organismos locais, regionais e nacionais.
Nas primeiras palavras como Presidente da ACIF, Hélder Filipe Costa dirigiu-se aos associados da ACIF em tom de agradecimento pela sua mobilização. “ Mais importante que a vitória foi a participação e a prova de que a Associação está viva, que os associados da ACIF se interessam pela sua Associação e de que é preciso empreender a mudança no Comércio, nos Serviços e na Indústria de Famalicão”, disse.
A segunda palavra foi “para a lista A, “pelo espírito de fair-play e democrático com que aceitaram este desafio”. De seguida, dirigiu-se à equipa vencedora. “Percorremos e visitamos todos os associados que foram possíveis, neste curto período de campanha, mas que agora queremos visitar cada um dos associados para empreendermos a mudança que apregoamos e que queremos instituir na ACIF.”
A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais ainda não tem data definida, numa equipa que defende que a ACIF “não tem números, mas sim pessoas e associados com um rosto e uma história”.
Esta será a primeira vez que o mandato se estende ao longo de quatro anos, uma mudança trazida pelos novos Estatutos aprovados recentemente.

- Famalicãohá 5 dias
Famalicão vai homenagear ex-presidentes da Assembleia Municipal no 25 de Abril
- Famalicãohá 3 dias
Obras no Centro de Saúde de Famalicão concluídas dentro de um ano
- Sociedadehá 3 dias
Famalicão volta a ser palco da Festa da Flor
- Famalicãohá 1 semana
Associação Dar as Mãos vai arrancar com a construção da casa para os sem-abrigo