Famalicão
Acão judicial força paragem nas obras da Casa de Delães
As obras na Casa de Delães estão paradas. A empreitada foi adjudica a 28 de janeiro deste ano, em reunião de Câmara, e deveria estar concluída no final deste ano.
O empreiteiro que ficou em segundo lugar no concurso para a adjudicação da obra avançou para Tribunal contra a Câmara Municipal, o que forçou a sua paragem. O processo está a ainda a decorrer e as obras só serão retomadas depois de concluída a Ação judicial.
Isto mesmo foi avançado pelo autarca da freguesia à FamaTV e jornal OPINIÃO PÚBLICA que lamenta que tudo isto tenha vindo atrasar o processo “de uma obra tão importante para a freguesia”.
Francisco Gonçalves diz, no entanto, estar convencido que o processo será rápido e que em breve os trabalhos possam ser retomados. “Segundo informações que temos do vereador das Freguesias, em breve a situação poderá estar resolvida”, sublinha o autarca que espera que ainda este ano a primeira fase, que implica a recuperação do edifício, possa avançar. “Mas a nossa intenção não é que se faça para ficar no nosso mandato, mas sim que fique uma obra para a freguesia”.
A empreitada, recorde-se, vai dar uma nova vida ao edifício do antigo Centro de Saúde da freguesia. A obra de reabilitação do espaço, que se encontra inutilizado há vários anos, foi lançada com um prazo de execução de 210 dias e um preço base de quase 600 mil euros, o maior investimento municipal de sempre realizado na freguesia.
Segundo o projeto, apresentado publicamente em maio de 2019, a nova Casa de Delães vai servir e acolher a comunidade e as suas diversas valências, numa resposta à dinâmica cultural, associativa e social da freguesia.
O emblemático edifício que está localizado na área central da freguesia será alvo de uma remodelação profunda, através de obras de adaptação e ampliação, preparando-se para acolher a Junta de Freguesia, o posto CTT, um auditório com 268 lugares e espaços para as associações e movimentos coletivos da freguesia.
Outra obra executada este mandato, que Francisco Gonçalves destaca são as obras no campo do Clube Recreativo e Popular de Delães, que lutava há vários anos por um recinto desportivo com outras condições.
“Ao fim de 45 anos o sonho tornou-se realidade e foi conseguido aumentar a área de recinto de jogo”. Para tal ser possível, refere o autarca, a Junta de Freguesia funcionou como catalisador entre a Câmara Municipal e o clube, que conseguiu uma parcela de terreno na quinta adjacente (Quinta do Covo), onde foram adquiridos 4.800 metros quadrados. “Para além deste aumento, colocou-se um piso sintético e na totalidade esta empreitada implicou um investimento de 290 mil euros da Câmara Municipal”.
Para o futuro estão previstas outras intervenções no complexo desportivo, nomeadamente a construção de uma bancada que fique mais centrada do que a que existe, bem como novos balneários.
Quanto às eleições autárquicas deste ano, Francisco Gonçalves adiantou que pretende recandidatar-se a mais um mandato, novamente a liderar o Movimento Independente por Delães (MIPD). “Há que dar continuidade ao trabalho que não é só de uma pessoa”, sublinha Francisco Gonçalves.
- Famalicãohá 1 dia
CNE dá razão a queixa da Iniciativa Liberal sobre publicações do Município
- Famalicãohá 1 semana
Famalicão entre os municípios do país com maior eficiência financeira
- Famalicãohá 3 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
- Famalicãohá 13 horas
Neste Natal Refood convida famalicenses a “Apadrinhar uma Família”