Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão inaugura Centro de Recursos Educativos para crianças e jovens com NEE

Publicado

em

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, inaugura, na próxima segunda-feira, o Centro de Recursos Educativos, um novo espaço criado no âmbito da Rede Famalicão Inclusivo, instalado no CIIES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, em Vale S. Cosme.

Este novo serviço, criado pelo Município, destina-se a crianças e jovens a frequentar a rede escolar e solidária do Município com Necessidades Educativas Especiais que necessitem de medidas de suporte à aprendizagem.  

Os principais objetivos são promover um meio para o desenvolvimento de competências e capacitação a alunos com Necessidades de Saúde Especiais, independentemente das suas limitações, no sentido de melhorar a qualidade e bem estar de vida; apoiar e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, jovens, mas também dos pais/cuidadores, dando resposta em diversas áreas; estabelecer ações de comunicação que informem e capacitem os famalicenses para um crescer e aprender em equidade e garantir o acesso a serviços e diversas terapêuticas.

O espaço é constituído por vários espaços como salas de intervenção terapêutica e especializada: sala “snoezelen” e sala de integração sensorial, apetrechadas com equipamentos e materiais que estimulem os sentidos visual, auditivo, olfativo, tátil, propriocetivo e vestibular.

Tem ainda uma sala multiusos para dinamizar atividades, bem como sala de arterapia para regulação do comportamento, relaxamento muscular e mental, bem-estar, alívio da dor, autoconfiança e autoestima relacionadas com a expressão artística como a música e a dança.

O Centro contempla ainda gabinetes técnicos e multidisciplinares nas áreas da Saúde/Terapia da Fala/Terapia Ocupacional, Psicologia, Mediação Familiar, Intervenção socioeducativa.

A cerimónia de inauguração conta com a presença do delegado regional de Educação do Norte, Sérgio Afonso, e dos vereadores municipais Leonel Rocha, Mário Passos e Augusto Lima.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos