Siga o OP nas redes

Famalicão

215 famalicenses apoiados na compra de medicamentos no último ano

Publicado

em

A Câmara de Famalicão apoiou, nos últimos sete meses, 215 famalicense na compra de medicamentos, num investimento que rondou os 15.900 euros.

Este é o balanço do primeiro ano de vigência do protocolo entre o Município e a Associação Dignitude no âmbito da Rede Solidária do Medicamento, um protocolo que vai ser renovado por mais um ano, como foi hoje aprovado em reunião do executivo camarário.

Entre setembro de 2020 e abril de 2021 foram, então, apoiados no acesso ao medicamento 215 munícipes que vivem em situação de insuficiência económica.

No final da reunião, a vereadora da saúde Pública, Sofia Fernandes, disse que este número ficou abaixo das espectativas, pelo que para este ano o valor do protocolo foi reduzido. O ano passado a Câmara tinha disponibilizados 150 mil euros para este apoio (tendo gasto apenas um total 15.900 euros), enquanto que este ano está autorizada uma despesa até 50 mil euros.

De qualquer forma, Sofia Fernandes ressalva a importância deste apoio, sobretudo para a população idosa, mais sujeita a medicação crónica e a que mais recorre à rede. “Se não fosse esta ajuda poderiam ficar privados da sua medicação e +e isso que não queremos que aconteça”, declarou.

Os beneficiários são selecionados pelos serviços municipais de ação social, sendo que à Associação Magnitude cabe a tarefa de indicar e fazer a ponte com as farmácias aderentes, onde os beneficiários poderão usar o apoio financeiro dado pela autarquia para adquirir os medicamentos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES