Siga o OP nas redes

Famalicão

Famalicão vai aumentar a oferta de formação profissional de adultos

Publicado

em

O Município de Famalicão e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram, na passada segunda-feira, um novo protocolo de cooperação que vai permitir aumentar a oferta de qualificação e formação profissional no concelho, concretamente aquela que é dirigida a adultos com o 12º ano.

Para isso, a Câmara Municipal vai ceder instalações ao IEFP no CIIES, em Vale S. Cosme, onde estão já instalados polos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e da Universidade do Minho, por forma a que o Instituto possa aí desenvolver os seus programas de formação.

Melhorar as condições de empregabilidade do concelho é o grande objetivo desta parceria, o que significa, como explicou o presidente da Câmara, Paulo Cunha, “reduzir os níveis de desemprego, aumentar a satisfação com a inserção no mercado de trabalho, melhorar as condições de trabalho e também criar condições para que as empresas possam levar por diante os seus projetos empresariais”. A este propósito, o edil lembrou que, “muitas vezes, as empresas não têm como implementar projetos de expansão porque não há trabalhadores disponíveis, com as competências necessária para esse efeito”.

Em Famalicão, o Centro Qualifica já promove diversas ações de formação e validação de competências, em colaboração com o IEFP, escolas e outras instituições concelhias, mas este novo protocolo vai, sobretudo, dar resposta de formação aos novos desempregados: jovens com menos de 30 anos e com o ensino secundário completo.

António Leite, vice-presidente do IEFP presente na cerimónia, adiantou que, desde março do ano passado, 50% dos desempregados que se inscreveram no IEFP tinham pelo menos o 12º ano. “Creio que foi a primeira vez que isso aconteceu em crises económicas – neste caso uma crise sanitária que provocou uma crise económica – o que nos obrigou a dar respostas diferenciadas”, entre elas “uma clara aposta na formação e competência na área digital”.

Veja a video reportagem:

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES