Siga o OP nas redes

Famalicão

Famalicão: Jogos da Diferença 2021 juntam mais de 420 jovens

Publicado

em

Com o tema “O Multiverso que nos une”, tiveram lugar, no passado sábado, os Jogos da Diferença 2021 promovido pela associação PASEC, de Famalicão.

Divididos por 20 postos em quatro localizações, de modo a respeitar as regras de saúde pública devido à pandemia, foram 427 as crianças e jovens que se envolveram na discussão e reflexão sobre a Educação para a Diferença através do Jogo. Esta foi a sétima edição dos Jogos da Diferença, a segunda edição condicionada pela pandemia.

Foram organizados um tabuleiro com vários desafios, momentos de teatro, momentos de expressão corporal e jogos grupais que retratavam questões como a igualdade de género, reduzir as desigualdades, a educação para a diferença, a violência no namoro ou o respeito pelas minorias e diferenças interculturais.

 Os participantes foram levados a desvendar as resistências que têm perante situações como o acolhimento de refugiados, a debater situações como a adoção de crianças por casais homossexuais e a representar situações reais de violência no namoro e preconceito perante cidadãos com deficiência.

No fecho de mais uma edição, a presidente da PASEC, Sara Gomes, realçou o facto “de esta atividade conciliar a educação lúdica, a reflexão e a expressão artística como formas de refletir e perceber o que é realmente a Educação para a Diferença”. Acrescentou ainda que o que torna os Jogos da Diferença realmente únicos é o facto de colocar em ambiente de “laboratório lúdico crianças e jovens de todas as proveniências e contextos”.

Os Jogos tiveram lugar ao mesmo tempo em Itália (Varese) e Portugal (Famalicão) e tiveram como mensagem central ” São mais as diferenças que unem que as que separam…”. Teve o apoio do BPI e Fundação La Caixa, através do projeto Multiverso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES