Siga-nos nas redes

Famalicão

Iniciativa Liberal quer autarquia a assumir papel mais determinante na política de Saúde

Publicado

em

Uma delegação da Iniciativa Liberal de Famalicão (IL, encabeçada pelo médico e candidato à Câmara Municipal, José Bilhoto, reuniu com Ivo Sá Machado, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Famalicão, e com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), presidido por António Barbosa, com o objetivo de auscultar os responsáveis pela gestão dos serviços de saúde locais.

Segundo nota da IL à imprensa, no decurso das reuniões foram analisados vários temas, como o ponto de situação do processo de vacinação, o incidente que levou à perda de vacinas, acesso a médicos de família, resposta à Covid e recuperação da atividade não Covid, qualidade das instalações de Saúde em Famalicão, ligação ente os Centros de Saúde e o CHMA e a importância do apoio da Câmara Municipal.

Das reuniões, a IL conclui que a ARS Norte “é uma estrutura pesada e pouco ágil” e que quem gere o município tem capacidade para “conhecer muito melhor as necessidades das suas populações”. Por isso, o partido decidiu incluir no seu programa eleitoral a aceitação da transferência de competências no âmbito da saúde. “A descentralização é um dos pilares da Iniciativa Liberal e esta é uma oportunidade de a por em prática”, afirma.

Embora as competências que se pretendem transmitir sejam sobretudo relevantes ao nível dos edifícios, tendo em conta as necessidades identificadas na melhoria de algumas instalações, com destaque para as de Joane e de Famalicão, a IL entende que “mostra-se necessário atuar rapidamente de forma a dar aos famalicenses, instalações de saúde condizentes com o nível de carga fiscal que atualmente pagam”.

O partido aproveita ainda para deixar ao ACES e ao CHMA o seu reconhecimento pelo trabalho realizado, e a realizar, na resposta à crise pandémica, manifestando” abertura para contribuir para a busca das melhores soluções para a saúde dos famalicenses”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos