Siga o OP nas redes

Famalicão

Já está em funcionamento a Smart City de Famalicão

Publicado

em

Este ano, o Município de Famalicão já exterminou 69 ninhos de vespa asiática e, desde que esta espécie apareceu no território famalicense, os serviços da proteção civil da autarquia já destruíram 5.411 ninhos. Estes são apenas alguns dos muitos dados que estão, desde esta terça-feira, disponíveis na plataforma B-Smart Famalicão, no site do Município e que faz parte do projeto “smart City” (cidade inteligente) desenvolvido pela Câmara Municipal.

Esta plataforma permite aos cidadãos ter informações em tempo real de vários domínios da atividade municipal.

Outra novidade do projeto é a ativação de um Centro de Inteligência Urbana que vai ser capaz de monitorizar ‘ontime’ um conjunto de indicadores urbanos no concelho de Famalicão que vão facilitar respostas em áreas como a gestão autárquica, proteção civil, higiene pública ou a mobilidade.

Na plataforma B Smart Famalicão os cidadãos poderão saber, por exemplo, quantas queimas já foram realizadas este ano no concelho, quais os locais com maior sinistralidade, onde estão situados os ecopontos, quantas casas beneficiaram do apoio às obras do programa “Casa Feliz” e qual o montante despendido, qual o risco de incêndio, entre muitas outras informações.

“São novos serviços que a Câmara Municipal disponibiliza à comunidade, que permitem uma aproximação entre aquilo que são os governantes e os governados”, disse o presidente da autarquia, Paulo Cunha, na apresentação do projeto à imprensa, que incluiu uma visita ao Centro de Inteligência Urbana.

O edil disse ainda que “é importante que os famalicenses saibam o que está a ser feito pela Câmara Municipal”. E acrescentou: “A democracia precisa de ser aprofundada e o prestar contas é um dos veículos para isso”.

Veja a video reportagem

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES