Siga o OP nas redes

Famalicão

Está oficialmente aberta a Via Ciclo Pedonal entre Famalicão a Póvoa de Varzim

Publicado

em

A Via Ciclo Pedonal entre Famalicão a Póvoa de Varzim.está oficialmente aberta ao público Os autarcas Paulo Cunha e Aires Pereira inauguraram, este sábado. a nova infraestrutura, construída no antigo ramal ferroviário que liga as duas cidades, numa extensão total de 27 quilómetros.

Cada um descerrou uma placa junto ao início da ciclovia em cada concelho e encontraram-se, depois, no ponto do percurso que marca a fronteiras entres os dois territórios, na passagem de Gondifelos para Balasar.

A Via Ciclo Pedonal tem iluminação pública em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto. A largura é de 3,30 metros e existe sinalética vertical e horizontal intensa e diversa.

O mesmo perfil, desenho, largura e equipamentos da via é resultado do trabalho de cooperação técnica entre os dois municípios. Cada Município promoveu a execução da empreitada no seu concelho, tendo por base de partida o mesmo projeto.

O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, deu, assim, lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, florestas, passadiços, hortas e animais.

Paulo Cunha que fez a sua parte do percurso, de cerca de 12 quilómetros, a correr, sublinhou precisamente a sinergia fácil que houve entre os dois municípios

O autarca da Póvoa devolveu os elogios ao edil famalicense e levantou a questão da segurança da ciclovia. Alertou que há locais em que a infraestrutura está a ser utilizada para acesso aos campos agrícola e adiantou que já estão a ser tomadas medidas para contrariar esta postura:

A obra teve um custo de cerca de 4 milhões e 300 mil euros e beneficiou de um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de mais de 3 milhões e meio de euros.

 Na cerimónia esteve o presidente da CCDRN, que geriu o financiamento europeu. António Cunha defendeu que estes projetos comuns entre autarquias deveriam acontecer com mais frequência.

Troço da A7 em Balasar

Tendo por base a relação estreita entre os dois municípios, o autarca da Póvoa levantou, mais uma vez, a questão da possibilidade da abertura de um troço na A7, precisamente na zona de Balasar.

Aires Pereira referiu que a questão continua num impasse, apesar de todas as partes estarem de acordo em todos os aspetos. Falta uma decisão do Governo.

Também o edil famalicense disse não entender o porquê da falta de resposta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES