Siga o OP nas redes

Famalicão

Alunas de Joane vencem concurso nacional com projeto de ajuda à AFPAD

Publicado

em

Quatro alunas do 8º ano, turma G, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, venceram a terceira edição do “Orienta-te”, um concurso de âmbito nacional que tem como propósito a literacia financeira e criar hábitos de poupança entre os jovens do ensino básico.

Orientados pela professora Sandra Dias, as alunas Beatriz Martins, Daniela Silva, Mafalda Mesquita e Margarida Ferreira convenceram o júri do concurso, promovido pela Fundação AGEAS, em parceria com o programa Mentes Empreendedoras, levando a melhor sobre uma centena de projetos de escolas de norte a sul do país, incluindo das ilhas.

O projeto das alunas famalicenses, denominado “Fora das Caixa”, teve como propósito a aquisição de uma grua elevatória para a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD), cuja necessidade tinha sido identificada após a troca de impressões com os seus responsáveis.

Avaliado em cerca de 900 euros, as alunas decidiram lançar mão de um conjunto de iniciativas onde pudessem angariar a verba necessária. A primeira estratégia passou pela venda de rifas para o sorteio de um cabaz e, posteriormente, pela recolha de alimentos, ampliando o mais possível a ajuda àquela IPSS.

A venda das rifas, cuja conceção teve o apoio da Sopegral, ultrapassou as expetativas, tendo sido angariado o valor necessário para a aquisição do equipamento. Entretanto, “a empresa fornecedora – a Ortoneves – decidiu associar-se à iniciativa com um desconto extraordinário”, permitindo que o apoio à AFPAD fosse bem maior do que aquele que inicialmente tinham projetado, contam as alunas. Conseguiram ainda adquirir um jogo de Boccia para os utentes da instituição.

Depois, as alunas promoveram a recolha de bens alimentares no Auchan de Famalicão e reforçaram o conjunto de bens com 83 caixas de bolachas oferecidas pela empresa Vieira de Castro. “Ainda não satisfeitas”, contataram a Continental para pedir pneus para as carrinhas da associação e o pedido foi bem acolhido, contam.

Este empenho não passou despercebido do júri do concurso e, no passado dia 8 de julho, na avaliação dos 10 melhores projetos decidiram quase por unanimidade declarar vencedor o trabalho feito pelas alunas da Secundária de Joane.

“o projeto da escola de Joane tocou-nos muito. Foi um projeto brutal”, afirmou Nélson Machado, presidente do júri do concurso na grande final do passado dia 8 de julho, realizada online.

Com esta vitória, as alunas receberam um computador portátil, enquanto a Escola foi premiada com 500 euros em material escolar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES