Siga o OP nas redes

Famalicão

PAN visita local de alegadas descargas no rio Ave em Pedome

Publicado

em

No seguimento de denúncias e alertas para as constantes descargas poluentes para o rio Ave, a Comissão Política Concelhia do PAN visitou durante a tarde da última segunda feira o parque de Lazer Calça Ferros, em Pedome, a fim de verificar in loco esta situação.

O partido, que já denunciou por várias vezes esta situação e questionou a empresa Tratave, considera “lamentável que quer a Junta de Freguesia quer a Câmara Municipal não tenham diligenciado para a resolução deste verdadeiro crime ambiental”.

“É desolador o cenário observado no parque. Testemunhamos uma quantidade significativa de desperdícios têxteis na conduta dos efluentes, e sentimos o calor e o fumo libertado que era intoxicante”, refere, em nota à imprensa, a porta-voz e candidata à Câmara Municipal Sandra Pimenta.

Para a dirigente do partido Pessoas Animais Natureza, é preciso atuar. “Não podemos voltar ao passado ambiental da zona do Vale do Ave. Os infratores têm de ser identificados e responder por estes crimes. O rio Ave é de todos, não é o canal de esgoto de alguns”, afirma.

Com esta visita, que foi acompanhada por um membro do movimento cívico “SOS Vamos Salvar o Rio Ave”, foi possível verificar as principais zonas afetadas pelas descargas, assim como os impactos na zona envolvente das mesmas. 

O PAN adianta que a situação verificada no parque não é caso isolado, sendo que também se testemunhou outro local onde os efluentes, derivados de saneamento doméstico, estavam literalmente a escoar pela tampa do saneamento.

“Não compreendemos este retrocesso em matéria de proteção ambiental, nem podemos compactuar com este tipo de ações que só prejudicam o bem-estar das populações e a biodiversidade local”, finaliza Sandra Pimenta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES