Siga o OP nas redes

Famalicão

Famalicão vai investir 54 milhões de euros em transporte público nos próximos 7 anos

Publicado

em

Câmara de Famalicão vai investir 54 milhões numa nova rede de transportes nos próximos sete anos.

O executivo aprovou esta quinta-feira o início do precedimento concursal para adjudicação da MobiAve, a nova rede de transporte público rodoviário entre Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

Espera-se que esta nova rede comece a operar no segundo semestre de 2022 e, segundo o presidente da Câmara Municipal, vai significar “uma melhoria muito significativa” nos transportes públicos no concelho.

Paulo Cunha adianta que há um aumento de mais do dobro dos quilómetros percorridos, que atualmente é de 1,5 milhões de quilómetros por ano e que passará para 3,5 milhões.

O esforço financeiro que o Município vai passar a despender nesta área também aumenta significativamente. Atualmente, a Câmara dispõe de 1,8 milhões de euros por ano ao nível do transporte público. Com a nova concessão da MobiAve, o Município vai despender um total de 54 milhões até 2029, o que dá uma média de 8 milhões de euros por ano.

“É um esforço financeiro tremendo, nunca antes feito pela Câmara Municipal”, refere Paulo Cunha, que na reta final do seu último mandato, deixa um aconselho ao próximo executivo. “No futuro próximo é preciso incentivar ao uso do transporte público, porque não adianta colocarmos mais autocarros e mais carreiras se as pessoas não os usarem. Temos que implementar medidas que fomentem o uso desse transporte”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES