Cultura
Espetáculos e exposições para visitar este fim de semana na cidade
Aproveite o fim de semana para explorar a oferta cultural e artística de Famalicão. Há ofertas gratuitas e exposições permanentes para conhecer.
Unsettling Self+ Tumulte
Casa das Artes
O Grande Auditório da Casa das Artes recebe hoje o espetáculo de Dança Contemporânea, às 21h30.
Seguindo o espírito de partilha de linguagens que caracteriza o trabalho da companhia, a KALE Companhia de Dança convida duas coreógrafas de reconhecida assinatura estética a desenvolver uma criação original para o jovem corpo de bailarinos da companhia. Este espetáculo apresenta a visão da coreógrafa portuguesa São Castro em “Unsettling Self”, que inspirada por Fernando Pessoa fala de identidade e a sua construção/desconstrução, os conflitos (internos e externos) e os seus diferentes pontos de vista
Eszter Haffner Filipe Pinto- Ribeiro & Juventus Ensemble
Teatro Narciso Ferreira
No âmbito do Cidnay Festival 2023, a violinista Eszter Haffner, partilha o palco com o pianista Filipe Pinto-Ribeiro e com os jovens músicos Mălina Ciobanu (violino), João Álvares Abreu (viola) e Pedro Silva (violoncelo) do novo projeto musical Juventus Ensemble.
A estreia é no Teatro Narciso Ferreira esta sexta-feira, 8 de setembro, às 21h30.
Camilo: Leitores, Amores e Humores
Galeria da Casa-Museu de Camilo
A exposição permanente em Seide surge no âmbito do projeto “Camilo- Rotas do Escritor” e é composta por três núcleos: depoimentos de personalidades sobre a vida, a obra e o Museu de Seide; a obra “Amor de Perdição”, suas adaptações cinematográficas e traduções em outras línguas e lugares por onde o romancista peregrinou e que lhe serviram de inspiração e criação literária.
Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Júlio e Fernando Lemos
Mário Cesariny: Em todas as ruas te encontro
Fundação Cupertino Miranda e Torre Literária
A entrada para conhecer algumas das obras mais importantes do acervo do Centro Português do Surrealismo é gratuita.
Até setembro de 2024 está a ser celebrado o centenário de Mário Cesariny em vários espaços do País, incluindo em Famalicão, com a exposição “Em todas as ruas te encontro”. A entrada custa 5€ e pode ser visitado durante o fim de semana das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Ainda pode visitar a Torre Literária, que é um espaço dedicado à literatura portuguesa, com foco na exposição “Louvor e Simplificação da Literatura” e destaque no poeta surrealista Mário Cesariny. A entrada custa 5€ e durante o fim de semana pode visitar a Torre Literária entre as 10h e as 13h e na parte da tarde das 14h e 18h.
Sem Fronteiros, Mil Sorrisos
Museu Nacional Ferroviário
O objetivo é mostrar um pouco do trabalho humanitário que é realizado entre Lousado e a Guiné Bissau. A recolha de bens foi uma constante até aos dias de hoje, de forma permanente e com o mesmo espírito de ajuda.
A entrada é gratuita e pode visitar a exposição das 10h às 12h30 e das 14h30 até às 17h30.
50 anos da Leica em Portugal: De Famalicão para o Mundo
Casa das Artes
A Leica marca a presença de cinco décadas em Portugal com uma exposição na Casa das Artes, com o selo de curadoria de Karin Rehn-Kaufmann.
- Culturahá 1 semana
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 2 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais
- Famalicãohá 1 semana
PS reaviva ideia de Movimento Cívico pela construção de um novo hospital em Famalicão
- Famalicãohá 6 dias
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão