Famalicão
“Mamãs Saudáveis” já ajudou mais de 100 mulheres famalicenses

Mais de uma centena de mulheres famalicenses já participaram no programa municipal “Mamãs Saudáveis”, desde que foi criado, em 2023, para proporcionar atividade física regular e gratuita para todas as grávidas residentes no concelho de Famalicão. O balanço foi feito pela Câmara Municipal, que promove este programa, no dia a Natalidade, também conhecido como Dia da Grávida, que foi celebrado na última a terça-feira, 9 de setembro
O programa é gratuito e divide-se em duas vertentes: período pré-parto, para todas as mulheres a partir do segundo trimestre de gravidez, e período pós-parto, para mulheres em período de recuperação até aos 12 meses após o parto.
O período pré-parto contempla três tipos de exercício físico, com modalidades de ginásio (ginástica localizada, pilates e relaxamento), hidroginástica adaptada e caminhadas inseridas no programa municipal “Famalicão em Forma”. Já no período pós-parto, o programa propõe a participação em aulas de ginástica localizada, treino funcional e alongamentos e ainda nas aulas do “Famalicão em Forma”.
“Existem estudos que comprovam que a prática do exercício físico durante a gravidez reduz efetivamente o número de partos por cesariana”, explica João Costa, técnico municipal e coordenador pedagógico do programa ‘Mamãs Saudáveis’. “Esse é o nosso principal objetivo”, revela, concluindo que “após o parto, o objetivo passa por proporcionar às recentes mães momentos que as façam sentir bem e quebrar um pouco a sua rotina”.
Recorde-se que o “Mamãs Saudáveis” é desenvolvido nos complexos municipais das piscinas de Oliveira S. Mateus, Ribeirão e Joane e ainda nos núcleos do projeto municipal “Famalicão em Forma”.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente nos complexos municipais das piscinas aderentes, sendo que todas as participantes estão isentas do pagamento de mensalidade, tendo apenas que pagar a taxa de inscrição e o seguro. O programa abrange também residentes de outros concelhos, mediante o pagamento de um valor mensal.

- Famalicãohá 1 semana
Eduardo Oliveira lança programa autárquico online com mais de 500 medidas
- Culturahá 1 semana
Maratona Fotográfica de Famalicão está de volta a 13 de setembro
- Famalicãohá 5 dias
Em ruptura com Mário Passos, Sofia Fernandes afasta-se da campanha do PSD
- Desportohá 4 dias
Ribeirão vai competir com nova identidade e com um plantel saído da formação