Famalicão
Associação Juntos por Famalicão entrega 20 mil doações num ano
A Loja Solidária da Associação Juntos por Famalicão, criada em setembro de 2020 na sequência da pandemia da covid-19, faz um balanço muito positivo da atividade desenvolvida em apenas um ano com a entrega de cerca de 20 mil doações a pessoas e famílias necessitadas.
A Loja Solidária, situada na Rua de Santo António, no centro da cidade, tem como objetivo a doação de roupa, calçado, brinquedos, utensílios domésticos, bem como outros materiais que fazem parte do dia a dia e que, devido à crise gerada pela Covid-19, muitas famílias estão com dificuldades em comprar.
Num ano de existência, a Loja Solidária ajudou diretamente 608 famílias através de 12.280 doações. Além das doações realizadas diretamente às famílias que procuram a instituição, a Loja Solidária também atende famílias referenciadas por outras entidades, como Refood, Humanitave, juntas de freguesia e paróquias, atuando ainda em cooperação com outras entidades.
“Não conseguimos ficar indiferentes ao drama vivido por Cabo Verde, um país que vive basicamente do turismo e que esteve largos meses sem receber um único voo. Percebemos que podíamos a colmatar algumas necessidades e assim fizemos. Graças à solidariedade dos famalicenses ajudamos centenas de famílias na ilha do Sal, em Cabo Verde, com roupa e calçado de verão”, refere José Miguel Las Casas, presidente da Associação Juntos por Famalicão, a propósito da doação de mais de 3500 peças que a entidade enviou para o Sal.
A Loja Solidária também conseguiu ajudar centenas de crianças, jovens, adultos e idosos do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruilhe, Braga. Foram mais de 3.000 peças doadas.
Seguindo o lema “Quem pode doa, quem precisa, recebe” a Loja Solidária entregou também doações a igrejas que prestam apoio a famílias carenciadas em Famalicão.
“Estamos muito felizes em continuar a cumprir nossa nobre missão”, destaca José Miguel Las Casas, lembrando que a associação tem como objetivo principal “a promoção da solidariedade social, estabelecendo pontes entre os diversos agentes sociais no terreno, promovendo o diálogo entre as instituições e a partilha de informação, colaborando na concretização dos seus objetivos”.
Refira-se que a Loja Solidária está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 18 horas.
- Famalicãohá 1 semana
PSD de Famalicão defende ampliação do Hospital
- Famalicãohá 1 semana
Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão com horário em época de exames
- Famalicãohá 1 semana
Acordo com a IP: Famalicão vai receber 4 milhões de euros por 36 km de estradas
- Sociedadehá 7 dias
CeNTI vai construir segundo edifício junto ao Parque da Devesa