Siga o OP nas redes

Sociedade

Piscinas Municipais de Ribeirão vão ter obras de eficiência energética

Publicado

em

A Câmara Municipal de Famalicão acaba de lançar a concurso um conjunto de obras nas Piscinas Municipais de Ribeirão que vão permitir melhorar o desempenho energético deste complexo desportivo.
A intervenção que implica um investimento municipal na ordem dos 500 mil euros, tem um prazo de execução de 150 dias e, segundo a autarquia, vai permitir uma poupança média nos consumos na ordem dos 25%.
Para além de melhorar o consumo energético do edifício, a empreitada tem também como objetivos proporcionar condições ambientais de temperatura e humidade adequadas, garantir o conforto térmico e a renovação de ar e melhorar o controlo dos equipamentos.

Os trabalhos incluem a colocação de painéis fotovoltaicos, a substituição da tela da cobertura e da iluminação para LED e a realização de alterações nas tubagens dos circuitos de AVAC e desumidificadores.
Recorde-se que a autarquia tem implementado projetos de eficiência energética noutros edifícios municipais, como a Casa das Artes e as Piscinas Municipais de Famalicão, de Joane e de Oliveira S. Mateus.

Sociedade

Engenho recebe prémio BPI para criar unidade móvel de apoio a idosos

Publicado

em

por

A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, de Famalicão, foi contemplada com o prémio BPI La Caixa- 2020 com o projeto “Estar Mais Perto de Quem Mais Precisa. Este projeto visa a criação de uma unidade móvel de apoio geriátrico que visa restabelecer ou reforçar laços sociais, serviços de proximidade e apoios terapêuticos e de saúde junto dos idosos que estão confinados em casa.

Esta unidade, a funcionar muito em breve, vai realizar visitas domiciliárias a pelo menos 60 pessoas idosas em situação de mobilidade reduzida e vulnerabilidade social e de saúde, nas comunidades locais do território de intervenção da Engenho. As primeiras visitas serão para fazer a avaliação diagnóstica e conceber o plano individual do idoso.

“É sempre gratificante receber um prémio, principalmente quando o mesmo tem em vista promover ações e projetos a favor dos outros, muito particularmente dos idosos mais vulneráveis. Este prémio traduz também o reconhecimento do trabalho, o zelo e profissionalismo de todos os colaboradores da Engenho, que, neste tempo duro e difícil de pandemia, têm dado o melhor de si, na linha da frente e numa luta desigual, no apoio aos idosos que cuidam”, sublinhou o presidente da direção da instituição, Manuel Augusto de Araújo.   

O prémio atribuído foi 37.675 euros que será destinado à aquisição de viatura de nove lugares, aquisição de material de apoio geriátrico e ajudas técnicas.

A equipa técnica, constituída por psicólogo, assistente social, enfermeiro e psicomotricista, será assumida pela Engenho, com o apoio da Câmara Municipal N. de Famalicão, na qualidade de entidade parceira deste projeto.

Continuar a Ler

Sociedade

Ribeirão instala nova caixa multibanco após saída de agências bancárias

Publicado

em

por

O presidente a Junta de Freguesia de Ribeirão, Adelino Oliveira, garantiu a instalação de uma nova caixa multibanco na vila, após três instituições bancárias terem deixado Ribeirão no espaço de cerca de um mês.

Segundo o presidente, a nova caixa será montada numa zona adjacente à sede da Junta de Freguesia.

Ler mais em famatv.pt

Continuar a Ler

Sociedade

Oficina conquista 2º lugar no concurso “Cantas-me Histórias”

Publicado

em

por

Com o vídeo Pessoa Viver, os alunos do 3.º ano do curso Técnico de Desenho Digital 3D da Oficina – Escola Profissional do INA alcançaram o 2º lugar no concurso “Cantas-me Histórias”, promovido pela associação social e humanitária Ajudaris.

Desenvolvido no contexto da disciplina de Português, o projeto teve a orientação da professora Daniela Silva e pretendeu não só desenvolver as competências pessoais dos alunos no âmbito da língua portuguesa, mas também transmitir uma mensagem de regeneração pessoal.

Interpretado pelo aluno Fábio Sousa e Afonso Carneiro, a produção do vídeo contou ainda com os professores Henrique Silva, Joel Fonseca, Sandra Campos e Paula Martins.

Continuar a Ler

Mais vistos