Siga o OP nas redes

Sociedade

Famalicão vai reforçar parceria com Fort Collins, nos Estados Unidos

Publicado

em

O Município de Famalicão vai reforçar a cooperação com a cidade norte-americana de Fort Collins. O memorando de entendimento será assinado no decorrer da edição e 2020 da “International Week Famalicão”, que vai decorrer de 19 a 24 de outubro.

A proposta foi aprovada hoje em reunião do executivo. e pretende não só renovar a parceria que existe entre as duas cidades desde há dois anos, nas áreas do ambiente e sustentabilidade, como também alargar essa cooperação a outros domínios.

“Fruto desta relação que temos tido no âmbito de um programa internacional de cooperação urbana, nomeadamente na mobilidade, sustentabilidade e economia circular, percebemos que temos muito em comum nestas áreas e em outras”, referiu o vereador do Empreendedorismo, Augusto Lima, no final da reunião, em declarações aos jornalistas.

Inserida na estratégia municipal de internacionalização do concelho, a parceria com Fort Collins, nestes dois anos de existência, assentou, sobretudo, na partilha de boas práticas, e agora “o objetivo é tornar essas partilhas em projetos concretos a desenvolver em cada uma das cidades”, adiantou Augusto Lima.

Uma das áreas onde Famalicão aprendeu com Fort Collins foi a da mobilidade e os projetos que estão agora a ser implementados na cidade, com as vias cicláveis e pedonais são também fruto dessa troca de experiências, uma vez que “Fort Collins já tem isto a funcionar em pleno”, refere o vereador. Já a cidade dos Estados Unidos replicou no seu território o projeto do “Sofá Amarelo”, levado a cabo pelo município de Famalicão e que desafia os famalicenses a sentarem-se no sofá e escreverem o que querem para a sua terra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147