Siga o OP nas redes

Sociedade

Famalicão vai reforçar parceria com Fort Collins, nos Estados Unidos

Publicado

em

O Município de Famalicão vai reforçar a cooperação com a cidade norte-americana de Fort Collins. O memorando de entendimento será assinado no decorrer da edição e 2020 da “International Week Famalicão”, que vai decorrer de 19 a 24 de outubro.

A proposta foi aprovada hoje em reunião do executivo. e pretende não só renovar a parceria que existe entre as duas cidades desde há dois anos, nas áreas do ambiente e sustentabilidade, como também alargar essa cooperação a outros domínios.

“Fruto desta relação que temos tido no âmbito de um programa internacional de cooperação urbana, nomeadamente na mobilidade, sustentabilidade e economia circular, percebemos que temos muito em comum nestas áreas e em outras”, referiu o vereador do Empreendedorismo, Augusto Lima, no final da reunião, em declarações aos jornalistas.

Inserida na estratégia municipal de internacionalização do concelho, a parceria com Fort Collins, nestes dois anos de existência, assentou, sobretudo, na partilha de boas práticas, e agora “o objetivo é tornar essas partilhas em projetos concretos a desenvolver em cada uma das cidades”, adiantou Augusto Lima.

Uma das áreas onde Famalicão aprendeu com Fort Collins foi a da mobilidade e os projetos que estão agora a ser implementados na cidade, com as vias cicláveis e pedonais são também fruto dessa troca de experiências, uma vez que “Fort Collins já tem isto a funcionar em pleno”, refere o vereador. Já a cidade dos Estados Unidos replicou no seu território o projeto do “Sofá Amarelo”, levado a cabo pelo município de Famalicão e que desafia os famalicenses a sentarem-se no sofá e escreverem o que querem para a sua terra.

Sociedade

BV Famalicão recolhem bens para distribuir por famílias carenciadas no Natal

Publicado

em

por

Os Bombeiros Voluntários (BV) de Famalicão já arrancaram com a campanha de recolha de alimentos para os cabazes de Natal.

Esta é uma iniciativa que aquela associação humanitária tem vindo a promover nos últimos anos, sendo que os cabazes serão distribuídos, a 19 de dezembro, por famílias carenciadas do concelho com a ajuda das juntas de freguesia.

Os bens podem ser entregues diariamente no quartel da corporação, mas também vão decorrer campanhas de recolha em super e hipermercados do concelho.

A saber:

– Auchan Famalicão: .24 e 25 outubro

– Bandeirinha: 31 outubro

– Intermarché/Minipreço: 7 e 8 novembro

– Bolama/Henrique (Joane) 14 e 15 novembro

– Pingo Doce I e II (Famalicão):  21 e 22 novembro

– Belita (Lagoa e Delães):  28 e 29 novembro

Continuar a Ler

Sociedade

Famalicão: Cemitério Municipal encerrado a 31 de outubro e 1 de novembro

Publicado

em

por

Dada a situação de pandemia que se vive no país e o evoluir negativo da situação epidemiológica, a Câmara Municipal de Famalicão decidiu encerrar o Cemitério Municipal nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

A medida tem como objetivo evitar aglomerados de pessoas no mesmo espaço, salvaguardando a saúde pública, numa altura em que os casos de infeção por covid-19 estão a crescer de forma exponencial no país.

 “Depois de consultada a Comissão Distrital da Proteção Civil e os vários serviços municipais que dão apoio nesta área considerou-se que não seria possível assegurar as normas de segurança emitidas pela DGS nem no interior, nem nas zonas envolventes do cemitério, pelo que se decidiu pelo seu encerramento naqueles dois dias em que, tradicionalmente, as pessoas se deslocam aos cemitérios“, explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

Para minimizar as consequências da medida e possibilitar o acesso das pessoas, a Câmara Municipal vai prolongar o horário de abertura de verão do Cemitério Municipal até ao dia 8 de novembro, o que significa que pode ser visitado diariamente (com exceção dos dias 31 de outubro e 1 de novembro) entre as 7h00 e as 20h00.

A autarquia está ainda a recomendar os presidentes das juntas de freguesia do concelho a adotarem a mesma medida nos cemitérios locais.

Continuar a Ler

Sociedade

PS Famalicão debate poder local e a descentralização

Publicado

em

por

O Partido Socialista (PS) de Famalicão vai promover um ciclo de conferências subordinado a temas da ação política.

A primeira conferência realizar-se-á no próximo dia 6 de novembro, pelas 21 horas, no auditório da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, e será subordinada ao tema “O poder local e os desafios da descentralização”.

Susana Amador, deputada à Assembleia da República, ex-secretária de Estado da Educação e ex-presidente da Câmara de Odivelas, é a oradora convidada.

A conferência terá lotação limitada de acordo com a imposição sanitária à data de realização e será transmitida em direto nos canais digitais.

Com estas conferências, o PS pretende fomentar o debate “centrado na consolidação de conhecimentos e no alargamento de competências para o exercício de uma política ativa, nomeadamente, ao nível do poder local”, afirma a Concelhia, em nota à imprensa.

Continuar a Ler

Mais vistos