Siga o OP nas redes

Sociedade

PSP alerta para circulação de “fake news” e boatos sobre crimes

Publicado

em

A PSP alertou, esta sexta-feira, para a circulação, sobretudo nas redes sociais, de alertas falsos sobre crimes que causam alarme social e pediu à população para verificar sempre a fonte da informação para não ser enganada por boatos.

Em comunicado, a PSP diz que se mantém atenta aos fenómenos criminais e, sempre que se justifica, alerta a população para tal e apresenta comportamentos de prevenção, apelando à denúncia de crimes de que se tenha conhecimento.

“Estas publicações, cuja origem se desconhece, relatam factos que não ocorreram e criam o alarme social, gerando um sentimento de insegurança na população. Além disso, uma vez que estes falsos alertas não possuem qualquer suporte real, acabam por desinformar a população”, explica.

Sublinhado que “o boato não é informativo”, a Polícia de Segurança Pública aconselha a fazer sempre uma pesquisa sobre a fonte da informação, para perceber se é credível, a ler toda a história, pois alguns títulos apelativos podem induzir em erro, e verificar o autor.

Diz ainda que se deve verificar se a mesma informação é ou não divulgada por fontes oficiais como a PSP ou órgãos de comunicação social divulgam a mesma informação, e a confirmar a data, pois por vezes circulam informações que não estão atualizadas. Na mesma nota, a PSP avisa ainda que, se a notícia/alerta parecer estranho significa que “pode tratar-se de uma sátira” e aconselha a procurar mais informação sobre o site ou o autor que a estão a divulgar.

Continuar a Ler
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sociedade

Câmara inaugura incubadora vocacionada para a sustentabilidade

Publicado

em

por

A estrutura de apoio a novas empresas vai funcionar nas instalações do CIIES, em Vale S. Cosme e disponibilizando espaço para dez novos projetos empresariais.

A inauguração surge no contexto de comemoração do 6.º aniversário da criação do projeto Famalicão Made IN, a grande aposta do Município para promover o crescimento económico do concelho.

Ver mais em famatv.pt

Continuar a Ler

Sociedade

Autarcas e moradores promovem ação de limpeza em S. Miguel-o-Anjo

Publicado

em

por

No último sábado foi levada a cabo uma ação de limpeza do Monte de S. Miguel-o-Anjo que consistiu na remoção de lixo por parte de vários serviços do município de Famalicão, responsáveis da União das freguesias de Famalicão e Calendário e membros da Associação de Moradores da Cal.

Ler mais em famatv.pt

Continuar a Ler

Sociedade

Maria Negrão: a estreante na seleção nacional com apenas 16 anos

Publicado

em

por

O Futebol Clube (FC) de Famalicão feminino tem na formação sénior uma jogadora que está a dar nas vistas. Maria Negrão vai na segunda temporada no emblema famalicense e veste a camisola 10 da equipa. Até aqui, tudo bem. O que mais espanta é a idade de Negrão. A jovem jogadora tem apenas 16 anos e foi chamada, pela primeira vez, à seleção nacional portuguesa.

Em entrevista ao Canal 11, a jovem atleta explicou como surgiu a paixão pelo futebol. “Aprendi a jogar assim, a tentar acompanhar os truques dos meus irmãos, que são 11 e dez anos mais velhos do que eu. Em 2008, fui para o meu primeiro clube, que era fruto de uma parceria entre o Boavista e o AC Milan. Depois passei pelo SC Porto, onde joguei com rapazes, e integrei o projeto do Famalicão”, referiu, revelando que não esperava a chamada à seleção principal assim tão cedo.

Na temporada passada, Maria Negrão ajudou o FC Famalicão subir à I Divisão Nacional. Com 19 golos, a média ofensiva foi um dos destaques do plantel liderado por João Marques. Este ano, continua a ser peça fulcral no onze famalicense, tendo realizado uma exibição de grande nível na meia final diante do SL Benfica.

A jovem jogadora de 16 anos está concentrada na seleção portuguesa, onde está a participar num estágio de preparação para dois jogos diante de Chipre, que contam para a fase de qualificação para o próximo europeu.

Rute Costa, jogadora do FC Famalicão, também foi chamada aos trabalhos da seleção nacional.

FOTO: Federação Portuguesa de Futebol

Continuar a Ler

Mais vistos