Sociedade
Famalicão: 4.500 adultos aumentaram níveis de escolaridade nos últimos 3 anos

O Centro Qualifica de Famalicão, promovido pela Câmara Municipal, já acompanhou mais de 4500 adultos desde 2017, permitindo aumentar os níveis de escolaridade e melhorar a empregabilidade dos ativos.
O número é avançado hoje pela autarquia que acrescenta que “esta é uma aposta sempre renovada”, pelo que o Centro Qualifica de Famalicão continua a desenvolver a sua atividade que viabiliza a continuidade das inscrições, do encaminhamento para formação qualificante ou do desenvolvimento e certificação dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e profissionais.
Este processo de RVCC, a funcionar duas vezes por semana, disponível em horário diurno ou noturno, tem como premissa fundamental a valorização profissional das aprendizagens adquiridas pelos candidatos ao longo da sua vida para a melhoria dos seus níveis de qualificação, empregabilidade e reconhecimento social. Pode ser desenvolvido nas instalações das escolas secundárias do concelho ou através da modalidade à distância.
De acordo com os dados do Eurostat (2016), mais de metade da população portuguesa, entre os 25 e os 64 anos, tem um nível de qualificação igual ou inferior ao ensino básico (9º ano de escolaridade). O Programa Qualifica visa, assim, reaproximar Portugal das metas de convergência em matéria de aprendizagem ao longo da vida com a média dos países da União Europeia, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de aumentarem a sua escolaridade.

- Desportohá 6 dias
Futebol Feminino: FC Famalicão pondera impugnar começo dos Campeonatos da I e da II Divisão
- Famalicãohá 5 dias
Educação: Eduardo Oliveira apresenta medidas para quem aprende e quem ensina
- Famalicãohá 5 dias
“Mamãs Saudáveis” já ajudou mais de 100 mulheres famalicenses
- Sociedadehá 5 dias
Requalificação das escolas EB 2,3 é prioridade de Mário Passos