Siga o OP nas redes

Sociedade

Já leu o OP desta semana?

Publicado

em

Para ler a edição online basta aceder a este link.

E já cá está mais uma edição do OPINIÃO PÚBLICA.
Esta semana o destaque do OP vai para o projeto Escola Digital que dá a Famalicão 300 computadores, um número, que segundo a autarquia, fica aquém das necessidades. O vereador da Educação, Leonel Rocha, diz mesmo que esperava mais do programa do Governo.
Também em destaque está o renovado Complexo de Ténis de Famalicão, que foi inaugurado no passado sábado, e vai não só permitir ao clube melhorar as condições de formação como também acolher competições nacionais e internacionais.
Pode ler também nesta edição do OPINIÃO PÚBLICA sobre o agravamento da prestação dos cuidados de saúde em Fradelos, causado pela pandemia de Covid-19. 
Quanto ao Especial desta semana, o OP fala da Alimentação. Nestas páginas pode seguir os conselhos da DGS, perceber quais são os principais mitos, bem como os cuidados a ter com a alimentação em tempos de pandemia.

Continuar a Ler

Sociedade

Covid 19: Centro Social de Brufe com 22 infetados

Publicado

em

por

O Centro Social e Paroquial de Brufe está a braços com um surto de Covid 19, que afeta, neste memento, 17 utentes do lar e 5 funcionários, embora todos assintomáticos.

Contatada pelo OP, a diretora da instituição referiu que o primeiro caso foi detetado no início desta semana, quando um utente foi internado no Hospital de Famalicão e testou positivo para o novo coronavírus.

Foram então realizados testes, sendo que 17 utentes e cinco funcionárias testaram positivo.

A diretora refere que todos estão bem e assintomáticos. As funcionárias estão em cada, em isolamento. Já os 17 utentes permanecem no lar, mas isolados dos restantes.

A instituição continua a funcionar normalmente, segundo a diretora, já que o número de funcionários infetados não põe em causa a prestação dos cuidados e serviços no lar.

O caso está, de resto, a ser acompanhada pela Delegação de Saúde de Famalicão.

Refira-se que o Centro Social e Paroquial de Brufe, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com acordos de cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social-Desenvolve as respostas sociais de Creche, Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Continuar a Ler

Sociedade

Reabilitação da zona envolvente ao Mosteiro avança em Oliveira Santa Maria

Publicado

em

por

O presidente da Câmara, Paulo Cunha, visitou, esta semana, as obras de reabilitação e ampliação da zona envolvente ao Mosteiro de Oliveira Santa Mari, que estão a decorrer e que vão tornar esta área num cartão de visita obrigatória da freguesia.

O edil famalicense foi acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia, Delfim Abreu, para quem “esta é a obra do século para Oliveira Santa Maria”.  

A garantia de um investimento municipal de quase 150 mil euros para a segunda fase das obras na zona envolvente à igreja paroquial deixou o Delfim Abreu satisfeito. Na primeira fase a autarquia investiu 23 mil euros. Os trabalhos incidem essencialmente na pavimentação do espaço com granito amarelo, na plantação de dezena e meia de árvores, entre outros melhoramentos.

 Paulo Cunha elogiou a obra que para além da sua utilidade, corresponde a uma ansiedade da população que vê assim esta importante intervenção concretizada”.

Para além desta obra, o município investiu no último ano cerca de 40 mil euros na rede viária com destaque para as obras de pavimentação na rua Vista Alegre, Avenida do Mosteiro e Cruz da Estrada.

Continuar a Ler

Sociedade

Enfermeiros marcam semana de greve para novembro

Publicado

em

por

O Sindicato Democrático de Enfermeiros de Portugal (Sindepor) vai anunciar esta sexta-feira uma semana de greve, numa altura marcada pelo agravamento da pandemia no país.

Numa publicação feita nas redes sociais, o sindicato informa que “cumpridos os pressupostos legais”, a greve está convocada para a segunda semana de novembro.

O Sindepor justifica a greve com os problemas laborais que se têm agravado com a pandemia.   

Em declarações á TSF, Carlos Ramalho, presidente do sindicato, considerou que uma paralisação dos enfermeiros em plena pandemia de Covid-19, e com o número de novos casos a atingir recordes, não afetará negativamente a forma como a opinião pública vê estes profissionais de saúde. “Os portugueses sabem muito bem o esforço enorme que os enfermeiros têm feito, a sobrecarga a que estão sujeitos, numa altura como esta, e também serão os primeiros a compreender porque é que os enfermeiros vão partir para a luta”, afirmou.

Continuar a Ler

Mais vistos