Siga o OP nas redes

Sociedade

Incêndios: Área ardida em Portugal está 52% abaixo da média dos últimos 10 anos

Publicado

em

A área ardida em Portugal, até sexta-feira, situou-se 52% abaixo da média dos últimos 10 anos e houve menos 48% de incêndios rurais relativamente à média do mesmo período, anuncia o Ministério da Administração Interna.

De acordo com um comunicado oficial, registaram-se 9.471 incêndios rurais até 16 de outubro, quando a média entre 2010 e 2019 foi de 18.277 incêndios, e a área ardida foi de 66.171 hectares, enquanto a média da última década situou-se nos 136.502 hectares.

Indica ainda que, segundo o Relatório Provisório de Incêndios Rurais do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) 2020 apresenta o 2.º valor mais reduzido em número de incêndios, e o 4.º valor mais reduzido de área ardida, desde 2010.

Ainda segundo a nota do Ministério da Administração Interna, de 1 a 15 de outubro esteve em vigor o nível III do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2020, com 9.804 operacionais, 2.277 equipas, 2.154 veículos e 60 meios aéreos.

Acrescenta que, até ao dia 31 de outubro, mantêm-se neste dispositivo 41 meios aéreos.

“Recorde-se que, não obstante a definição dos vários níveis de empenhamento de meios ao longo do ano, a Diretiva que estabelece o DECIR prevê a flexibilidade operacional, podendo o dispositivo ser reforçado caso as condições meteorológicas o recomendem”, indica ainda a mesma nota.

Sociedade

Câmara inaugura incubadora vocacionada para a sustentabilidade

Publicado

em

por

A estrutura de apoio a novas empresas vai funcionar nas instalações do CIIES, em Vale S. Cosme e disponibilizando espaço para dez novos projetos empresariais.

A inauguração surge no contexto de comemoração do 6.º aniversário da criação do projeto Famalicão Made IN, a grande aposta do Município para promover o crescimento económico do concelho.

Ver mais em famatv.pt

Continuar a Ler

Sociedade

Autarcas e moradores promovem ação de limpeza em S. Miguel-o-Anjo

Publicado

em

por

No último sábado foi levada a cabo uma ação de limpeza do Monte de S. Miguel-o-Anjo que consistiu na remoção de lixo por parte de vários serviços do município de Famalicão, responsáveis da União das freguesias de Famalicão e Calendário e membros da Associação de Moradores da Cal.

Ler mais em famatv.pt

Continuar a Ler

Sociedade

Maria Negrão: a estreante na seleção nacional com apenas 16 anos

Publicado

em

por

O Futebol Clube (FC) de Famalicão feminino tem na formação sénior uma jogadora que está a dar nas vistas. Maria Negrão vai na segunda temporada no emblema famalicense e veste a camisola 10 da equipa. Até aqui, tudo bem. O que mais espanta é a idade de Negrão. A jovem jogadora tem apenas 16 anos e foi chamada, pela primeira vez, à seleção nacional portuguesa.

Em entrevista ao Canal 11, a jovem atleta explicou como surgiu a paixão pelo futebol. “Aprendi a jogar assim, a tentar acompanhar os truques dos meus irmãos, que são 11 e dez anos mais velhos do que eu. Em 2008, fui para o meu primeiro clube, que era fruto de uma parceria entre o Boavista e o AC Milan. Depois passei pelo SC Porto, onde joguei com rapazes, e integrei o projeto do Famalicão”, referiu, revelando que não esperava a chamada à seleção principal assim tão cedo.

Na temporada passada, Maria Negrão ajudou o FC Famalicão subir à I Divisão Nacional. Com 19 golos, a média ofensiva foi um dos destaques do plantel liderado por João Marques. Este ano, continua a ser peça fulcral no onze famalicense, tendo realizado uma exibição de grande nível na meia final diante do SL Benfica.

A jovem jogadora de 16 anos está concentrada na seleção portuguesa, onde está a participar num estágio de preparação para dois jogos diante de Chipre, que contam para a fase de qualificação para o próximo europeu.

Rute Costa, jogadora do FC Famalicão, também foi chamada aos trabalhos da seleção nacional.

FOTO: Federação Portuguesa de Futebol

Continuar a Ler

Mais vistos