Siga-nos nas redes

Famalicão

PAN questiona Governo e Câmara de Famalicão sobre as pedreiras da Portela

Publicado

em

O PAN solicitou ao Governo e à Câmara Municipal de Famalicão esclarecimentos relativamente às pedreiras na Portela.

Em comunicado, o partido lembra que “são recorrentes as denúncias de cidadãos residentes na freguesia da Portela, relativamente ao impacto negativo que as pedreiras, registadas na Direção-Geral de Energia e Geologia(DGEG) com os nº 5172 e 5816, têm exercido na saúde e bem-estar da população e no ambiente”.  Em causa estão, diz PAN, os constantes rebentamentos, as possíveis contaminações dos lençóis freáticos e aa qualidade do ar afetada pelas poeiras.

No mês de março deste ano, uma das explosões colocou toda a população em estado de choque e preocupação pelo grave impacto sentido, sendo que a mesma foi sentida a mais de 5 quilómetros de distância.” refere Sandra Pimenta, porta-voz do partido a nível local.

Nessa altura e decorrente de uma ação de fiscalização, a PSP apreendeu cerca de 145 quilos de explosivos numa destas pedreiras.

Assim o partido questionou o novo executivo camarário sobre a posição deste em relação a novas ampliações das pedreiras e solicitou os pareceres emitidos pelo anterior executivo aquando das últimas ampliações.

O partido quer, igualmente, saber que avaliações têm sido feitas nos últimos anos a esta zona, nomeadamente se os lençóis freáticos foram alvo de análise, que avaliação foi elaborada junto dos aglomerados habitacionais em relação aos impactos diretos nas habitações e quais as conclusões dessas avaliações. Também quer saber se foi elaborado algum estudo por forma a determinar qual o limite, área e profundidade, de exploração de granito ou outros materiais nesta zona específica. Assim, o Grupo Parlamentar do PAN endereçou igualmente um pedido de esclarecimentos ao ministro do Ambiente e Ação Climática.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos