Sociedade
Engenho recebe prémio BPI para criar unidade móvel de apoio a idosos

A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, de Famalicão, foi contemplada com o prémio BPI La Caixa- 2020 com o projeto “Estar Mais Perto de Quem Mais Precisa”. Este projeto visa a criação de uma unidade móvel de apoio geriátrico que visa restabelecer ou reforçar laços sociais, serviços de proximidade e apoios terapêuticos e de saúde junto dos idosos que estão confinados em casa.
Esta unidade, a funcionar muito em breve, vai realizar visitas domiciliárias a pelo menos 60 pessoas idosas em situação de mobilidade reduzida e vulnerabilidade social e de saúde, nas comunidades locais do território de intervenção da Engenho. As primeiras visitas serão para fazer a avaliação diagnóstica e conceber o plano individual do idoso.
“É sempre gratificante receber um prémio, principalmente quando o mesmo tem em vista promover ações e projetos a favor dos outros, muito particularmente dos idosos mais vulneráveis. Este prémio traduz também o reconhecimento do trabalho, o zelo e profissionalismo de todos os colaboradores da Engenho, que, neste tempo duro e difícil de pandemia, têm dado o melhor de si, na linha da frente e numa luta desigual, no apoio aos idosos que cuidam”, sublinhou o presidente da direção da instituição, Manuel Augusto de Araújo.
O prémio atribuído foi 37.675 euros que será destinado à aquisição de viatura de nove lugares, aquisição de material de apoio geriátrico e ajudas técnicas.
A equipa técnica, constituída por psicólogo, assistente social, enfermeiro e psicomotricista, será assumida pela Engenho, com o apoio da Câmara Municipal N. de Famalicão, na qualidade de entidade parceira deste projeto.

- Famalicãohá 4 dias
Orçamento de quase meio milhão traz Quim Barreiros, D.A.M.A. e Dillaz à Feira de Artesanato
- Famalicãohá 4 dias
Iniciativa Liberal propõe corte de 20% nos gastos com festas
- Famalicãohá 1 semana
Autárquicas: candidato da CDU preocupado com futuro da Casa Abrigo das Lameiras
- Famalicãohá 3 dias
Associação de Integração Multicultural celebrou cinco anos a promover inclusão e diversidade