Famalicão
PS reaviva ideia de Movimento Cívico pela construção de um novo hospital em Famalicão
um movimento cívico para reflexão e debate sobre a construção de um novo hospital público em de Famalicão. O movimento, aberto a todas as forças políticas com implantação no concelho e à sociedade civil famalicense, é novamente proposto por Eduardo Oliveira, líder dos socialistas famalicenses e profissional de saúde, candidato anunciado à Câmara Municipal nas autárquicas de 2025.
“Conheço a realidade há muito sentida e vivida na Unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave, pelo que, enquanto profissional de saúde e responsável político, tenho pugnado pelo reforço da capacidade instalada, pela dignificação do seus profissionais e pela melhoria das respostas e alargamento da oferta do Serviço Nacional de Saúde que serve a comunidade famalicense”, afirma Eduardo Oliveira, em nota à imprensa.
O presidente da concelhia famalicense do PS diz que a construção do novo hospital “não pode esperar” e pede urgência no início da obra que, entende, vai melhorar os serviços públicos de saúde, não só do concelho de Famalicão, mas também do território do Médio Ave que integra,os concelhos de Santo Tirso e da Trofa. O dirigente socialista lembra ainda que a criação desse Movimento Cívico chegou a ser apresentada, no passado, em reunião do executivo camarário e foi recusada pelo atual presidente da Câmara.
Segundo Eduardo Oliveira, o Movimento Cívico deve agregar as juntas e assembleias de freguesia, o movimento associativo concelhio, as instituições particulares de solidariedade social, as empresas, as organizações socioprofissionais e os agentes sociais ligados à saúde que servem a comunidade, “para que, com o respaldo institucional e o envolvimento da Câmara Municipal de Famalicão, seja possível consensualizar um plano estratégico que viabilize a concretização do grande objetivo de equipar o nosso concelho e a região com um hospital de última geração, sempre tendo em conta as necessidades atuais dos famalicenses em matéria de cuidados de saúde e fatores como a qualidade de vida, a demografia e a atratividade do território”.
Considerando que “o Hospital que temos não serve o concelho”, Eduardo Oliveira afirma-se como “um defensor da saúde de proximidade”, considerando que “isso só é garantido com mais valências”.
Gala vai homenagear militantes
O PS de Famalicão anunciou que vai promover uma gala, no próximo dia 19 de novembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba d’Ave, para homenagear os militantes com 25 e 50 anos de militância.
João Soares estará presente nesta iniciativa com intuito de prestar reconhecimento aos militantes de Famalicão, no ano em que se comemoram os 50 anos de Abril e a poucos dias do centenário do seu pai, Mário Soares.
Segundo o PS, este evento pretende destacar cinco décadas de dedicação e compromisso com a liberdade, num evento que homenageia os valores de Abril e celebra meio século de militância socialista, sendo aberto a todos os que queiram participar, militantes ou não.
Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política, refere que”será uma noite especial para recordar as conquistas e renovar os nossos compromissos, unidos por um futuro mais justo e democrático“.
- Famalicãohá 7 dias
Câmara de Famalicão lança concurso de 1,5 milhões para reabilitar bairro social em Fradelos
- Sociedadehá 2 dias
Famalicense Alvarino Sampaio conquista sete medalhas no mundial de ornitologia desportiva
- Culturahá 6 dias
Cineclube exibe “a História de Trump” na Casa das Artes de Famalicão
- Economiahá 6 dias
“É necessário canalizar mais dinheiro para o poder local para descentralizar competências”