Siga-nos nas redes

Famalicão

Escola Camilo explora os caminhos passados e presentes da literatura europeia

Publicado

em

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Famalicão está a desenvolver a mobilidade 3 do projeto Arts Now and Before, que se iniciou com uma visita a Berlim. Segundo nota enviada à imprensa, o Futurium, um novo museu interativo, permitiu aos participantes descobrir respostas para a pergunta “Como queremos viver?”, abordando temáticas como robotização, energias alternativas e sustentabilidade da Terra.

Através de um cruzeiro pelo rio Spree e caminhando pela cidade, foram exploradas as marcas da Alemanha imperial, entre guerras, divisão das Alemanhas, reconstrução pós-guerra e reunificação. “Entrando cidade adentro, Berlim revelou-se como uma cidade cosmopolita, cultural e moderna”. Em Schwerin, as escolas partilharam trabalhos sobre os respetivos países, regiões, cidades e escolas e um encontro com o presidente da Câmara deu a conhecer a cidade e os desafios do envelhecimento, contração demográfica e situação periférica, estando em preparação a candidatura a património UNESCO e o fortalecimento do ensino superior pra atrair jovens casais à cidade.

Centrada na literatura europeia do passado e do presente, a mobilidade proporcionou atividades diversificadas, como a visita guiada ao Teatro Nacional de Schwerin, um workshop de técnicas performativas, um lanche internacional, apresentações de trabalhos sobre 5 autores literários dos 6 países parceiros, visitas a Warnemunde e Rostock, workshops em criação de capas digitais de obras consagradas da literatura dos vários países, de bandas desenhadas através de iPads e impressão literária em crachás. “Com os discursos finais e certificação dos participantes, terminou mais uma extraordinária atividade Erasmus+, de um projeto que envolve Finlândia, Alemanha, Portugal, Croácia, Letónia e Polónia, unidos na promoção da criatividade e pensamento crítico, através da educação artística”, sublinha o mesmo comunicado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES