Famalicão
Câmara de Famalicão adota novo método para destruir ninhos de vespa asiática
A Câmara de Famalicão adotou um novo metido, que se mostrou mais eficaz, para extermínio de ninhos de vespa velutina, também conhecida como asiática.
“Atendendo ao número de ninhos existentes no concelho, o Serviço Municipal de Proteção Civil adotou uma nova estratégia, realizando, desde o início de mês de outubro, a sua destruição por inoculação de uma solução composta por um atrativo para vespas velutinas, com feromonas de agregação, desenvolvido especialmente para o efeito”, explica autarquia.
Para a Câmara Municipal, este sistema é mais eficaz do que a destruição por inceneração porque permite o extermínio de uma quantidade muito superior à verificada pelo método anterior, apenas exequível durante o período noturno.
Refira-se que este ano, até ao dia 13 de dezembro, foram exterminados cerca de 1340 ninhos de vespa velutina em Famalicão.
Após a inoculação do ninho, a Equipa Operacional de Proteção Civil afixa, no local, um documento informando a concretização da mesma. Contudo este novo metido tem, segundo a autarquia, gerado alguns equívocos, porque os ninhos, apesar de desativados e sem qualquer atividade continuam visíveis.
Por isso autarquia alerta para “inúmeras denúncias inexatas e a circulação de notícias falsas nas redes socias”.
Recorde-se que os munícipes podem sinalizar a existência de um ninho de vespa velutina, contactando os serviços de Proteção Civil, através do telefone 252317336 ou email protecaocivil@famalicao.pt, ou entrando em contacto com a respetiva Junta de Freguesia. Também é possível sinalizar os ninhos de vespas na plataforma https://stopvespa.icnf.pt
- Famalicãohá 1 dia
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 1 semana
PCP de Famalicão elege delegados ao congresso nacional do partido
- Famalicãohá 4 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 1 dia
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes