ESPECIAL
Em Portugal pede-se café de diversas formas
Beber café em Portugal é uma tradição. Paralelamente, surgiu um vasto número vasto de expressões que se aplicam a esta arte de saborear o café, que ganha diferentes nomes e expressões em cada região do país. De seguida, encontrará algumas delas.
– Chávena Escaldada. O café pode ser feito utilizando a “chávena escaldada”, que nada mais é do que ser servido na chávena muito quente. Para que o café seja servido dessa forma, é preciso pedir. Se nada disser, o café será servido numa chávena um pouco menos quente.
– Café expresso. O café expresso é aquele que normalmente é servido por predefinição, sendo que a chávena é enchida até metade.
– Café curto ou Italiana. O café curto, também chamado de italiana, é aquele café que vem só o fundo da chávena coberto. Neste caso, enche-se a mesma até menos que a metade. Esse café é pedido, normalmente, pelos apreciadores de cafés com sabor mais intenso, tendo em vista que é mais concentrado.
– Café cheio. Ao contrário do café curto ou italiana, o café cheio é aquele que enche a chávena de café praticamente por completo. É, portanto, consumido por aqueles que gostam do café com um sabor menos forte.
– Café duplo. O café duplo é, como o nome evidencia, o dobro do café, mais precisamente é o café concentrado como o expresso servido numa chávena maior.
– Meia de Leite. A meia de leite é o café com leite servido numa chávena maior. Confere uma textura suave e sedosa ao café.
– Galão. O galão é o café com leite servido no copo alto com uma dose de café expresso e o restante completado com leite.
– Garoto ou Pingo. É uma chávena de café com bastante leite e pouco café. Por outras palavras, é o café curto ou italiana com leite. A expressão Pingo utiliza-se maioritariamente no Porto e o Garoto em Lisboa.
- Famalicãohá 1 semana
Associação de Moradores das Lameiras aprova orçamento de dois milhões de euros para 2025
- Sociedadehá 19 horas
Antas celebra festa em honra da Imaculada Conceição
- Desportohá 1 semana
FC Famalicão vai fazer renumeração de sócios até 10 de janeiro
- Culturahá 7 dias
Projeto da famalicense Alexandra Guimarães e de Gonçalo L. Almeida premiado no festival Porto/Post/Doc