ESPECIAL
Produção de café sustentável. Sabe o que significa?
Na África, na Ásia e na América Latina aproximadamente 25 milhões de pequenos agricultores vivem do cultivo de café. Mais de 100 milhões de pessoas trabalham no comércio e processamento de café. Da matéria-prima, até ao produto final, são necessárias várias etapas. Nesse processo, é importante garantir a qualidade da matéria-prima e assumir responsabilidade, na cadeia de valor do café.
Há cada vez mais empresas a assumir o compromisso de apoiar o cultivo de café sustentável e, desta forma, melhorar as condições de trabalho e de vida dos agricultores de café e das suas famílias.
Por outro lado, o objetivo é aumentar, de forma contínua, as quantidades de café verde certificado ou verificado.
A certificação de café sustentável é uma forma de assegurar aos consumidores que o produto que estão a adquirir foi produzido de forma responsável.
Na verdade, os consumidores também têm um papel fundamental na promoção da sustentabilidade na produção do produto. Ao escolher cafés certificados como sustentáveis, os consumidores incentivam os produtores a adotarem práticas mais responsáveis e conscientes. Contribuem, também, para a valorização do café no mercado, o que pode trazer benefícios económicos para os produtores.
Embora se fale mais e reconheça os benefícios da produção de café sustentável, ainda existem muitos desafios a serem superados. Um dos principais é a resistência de alguns produtores em adotar outras práticas, muitas vezes por falta de recursos financeiros ou conhecimento técnico. Além disso, a produção de café sustentável pode exigir um investimento inicial mais elevado do que a produção convencional, o que pode desestimular alguns produtores.
A produção de café convencional, que utiliza agrotóxicos e fertilizantes químicos, pode gerar diversos impactos negativos no meio ambiente, como a contaminação do solo e da água, a perda de biodiversidade e a emissão de gases de efeito estufa.
Além disso, os trabalhadores envolvidos na produção podem estar expostos a substâncias tóxicas, o que pode afetar sua saúde e bem-estar.
- Famalicãohá 20 horas
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 1 semana
PCP de Famalicão elege delegados ao congresso nacional do partido
- Famalicãohá 4 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 15 horas
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes